Pesquisa em Indaial irá diagnosticar número de residências com sistema individual de tratamento de esgoto

13/09/2017 10:44:00
O lançamento oficial desse trabalho ocorrerá na quinta, dia 14, na Praça Prefeito João Hennings Filho – Praça da Prefeitura

A partir deste mês de setembro o município de Indaial irá realizar, em parceria com a Ammvi (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí) e o Instituto Furb (Fundação Universidade Regional de Blumenau), uma pesquisa para diagnosticar o número de residências que possuem sistema individual de tratamento de esgoto (fossa séptica e filtro anaeróbio). Esse diagnóstico servirá de base para o planejamento do município no sentido de melhorar as ações na área de saneamento básico.

 

O lançamento oficial desse trabalho ocorrerá na quinta, dia 14, na Praça Prefeito João Hennings Filho – Praça da Prefeitura. Junto a esse trabalho será realizada a campanha "Quem previne, preserva. Água limpa, só com esgoto tratado", uma iniciativa da Ammvi em parceria com o Comitê do Itajaí e o Ministério Público, que contará com a distribuição de panfletos.


A realização da pesquisa se dará através da aplicação de um questionário em todos os locais que não são atendidos pela rede de coleta e tratamento de esgoto. No dia 14, profissionais da Ammvi e Furb irão realizar na Câmara de Vereadores um treinamento com as agentes comunitárias de saúde responsáveis por aplicar o questionário.


Após o treinamento, as agentes começarão a realizar a pesquisa, que deve levar aproximadamente um mês. O resultado do diagnóstico está previsto para sair em novembro.


Atualmente Indaial está revisando o seu Plano Municipal de Saneamento Básico, e esse documento irá prever o levantamento.

Fonte: Prefeitura de Indaial

Imagens


  • Autor: Divulgação