Prefeitura de Brusque decreta situação de emergência após fortes chuvas

16/01/2020 09:09:00
Casa chegou a ser arrastada pela força da água. Foram registrados deslizamentos de terra, alagamentos, queda de ponte, famílias desabrigadas e danos a estradas.

A Prefeitura de Brusque, no Vale do Itajaí, decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingiram a cidade na sexta-feira (10) e sábado (11). A informação foi publicada na noite desta quarta (15) no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina.

 

Com as chuvas, houve deslizamentos de terra, alagamentos, a queda de uma ponte, famílias desabrigadas e danos a estradas, conforme o decreto.


A publicação, na prática, permite a contratação direta e emergencial de empresas e serviços que possam atender às demandas de reparos, reconstruções e limpeza nas áreas atingidas.


Estragos


De acordo com o decreto, choveu 106 milímetros em 12 horas. Houve deslizamentos de terra nos bairros Limeira, Águas Claras, Poço Fundo, Ponta Russa, Souza Cruz, Bateas, Guarani, São Luiz, Santa Luzia, Planalto e Steffen.


Em relação aos alagamentos, eles atingiram os bairros Limeira, Águas Claras, Poço Fundo, Ponta Russa, Bateas, Souza Cruz, Primeiro de Maio, Centro, Steffen, São Pedro e Santa Terezinha.


Um abrigo foi aberto para atender 15 pessoas de famílias dos bairros Poço Fundo, Ponta Russa e Souza Cruz. No Ponta Russa, uma casa chegou a ser arrastada pela força da água.


Segundo a prefeitura, o trabalho de limpeza e manutenção das galerias pluviais nas ruas alagadas deve durar pelo menos duas semanas. Os serviços rotineiros e programados da Secretaria de Obras foram suspensos até que estas ações de reparação sejam feitas.


Entre a noite de sexta e a madrugada de sábado, pelo menos outras quatro cidades também tiveram estragos por causa da chuva, no Vale do Itajaí e na Serra.

Fonte: G1 SANTA CATARINA

Imagens


  • Autor: Foto: Prefeitura de Brusque/Divulgação

  • Autor: Foto: Prefeitura de Brusque/Divulgação