Novas doses das vacinas pentavalente e DTP devem chegar em Indaial na próxima semana

16/01/2020 07:27:00
Conforme informações repassadas pela Diretoria Estadual, a previsão é de que o município receba até o início da próxima semana aproximadamente 200 doses de vacina, entre pentavalente e DTP.

Conforme informações repassadas pela Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), a previsão é de que o município de Indaial receba até o início da próxima semana aproximadamente 200 doses de vacina, entre pentavalente e DTP.

 

A Vigilância Epidemiológica de Indaial tem ciência de que a cota é pequena em relação à demanda atual, contudo esclarece que a distribuição é feita pelo Ministério da Saúde, que encaminha ao Estado e esse por sua vez aos municípios.


Como ainda não há previsão total de regularização do abastecimento das doses, o Ministério da Saúde enviou documento respaldando a adoção de um outro esquema de vacinação alternativo. Antes, as crianças recebiam a vacina pentavalente aos 2, 4 e 6 meses contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B. Posteriormente, aos 15 meses e quatro anos, era dado um reforço com a vacina DTP (tríplice bacteriana contra difteria, tétano e coqueluche).


Temporariamente foi autorizada a inversão do esquema. Dessa forma, aos 2, 4 e 6 meses serão administradas as vacinas DTP e contra hepatite B e o reforço dos 15 meses e quatro anos com a pentavalente, feitas exclusivamente pelos profissionais nas unidades de saúde.


A Vigilância de Indaial orienta que na próxima semana os pais procurem diretamente as unidades de saúde de referência para aplicação das vacinas nas crianças. Ao chegar no município, a previsão é de que as vacinas sejam distribuídas nas unidades entre terça-feira e quarta-feira.

Fonte: Prefeitura de Indaial

Imagens


  • Autor: Divulgação