Principais riscos do sedentarismo

20/08/2019 17:31:00


O sedentarismo é definitivamente o mal do século e é considerado também um dos principais fatores de risco para doenças do coração.

 

Nesse post irei lhe deixar por dentro do tema, quais são os seus principais riscos entre outros itens.

 

Vamos lá?

 

O que é sedentarismo?



Figura 1 Photo by Mimi Thian on Unsplash

O sedentarismo se caracteriza pela falta de atividade física ou a diminuição da mesma, que poderá atingir órgãos vitais que irão impactar diretamente na saúde dos ossos e dos músculos.

 

Só para você ter uma ideia, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) um em cada três adultos hoje em dia, não pratica nenhum tipo de atividade física.

 

Isso significa que o perfil da população atual gira em torno de indivíduos com obesidade e com sobrepeso, além de outras possíveis doenças que são decorrentes de um corpo sedentário.

 

Mas, não é somente o sedentarismo em adultos que preocupa não. Infelizmente, o sedentarismo infantil também passou a ser um fator de preocupação para os especialistas da área da saúde.

 

As crianças contam com itens adicionais, como os tablets, videogames, internet que acabam inibindo a vontade das crianças de saírem para brincar e praticar algum tipo de esporte.

 

Infelizmente esses hábitos já estão conseguindo mostrar os diversos resultados negativos e uma pesquisa criada pela “Desenhado Para o Movimento” do ano de 2010, dizia que as crianças tinham uma expectativa de vida menor que a dos próprios pais.

 

Para combater esse tipo de questão até mesmo com as crianças, será necessário que você busque por uma equipe de profissionais qualificados e que possam lhe guiar para o melhor procedimento de tratamento, assim como novos hábitos alimentares.

 

Quais são os principais riscos do sedentarismo?

 

- Cânceres:

Muitos cânceres são relacionados a uma vida sedentária, dentre as quais se enquadra o câncer de cólon e o de mama. Por essa razão é muito importante que tente tratar o quadro de sedentarismo para que não chegue a esse quadro ainda mais grave.

 

- Diabetes:

Conhecida hoje como um dos principais riscos do sedentarismo, a diabetes faz parte da vida de pelo menos um a cada três adultos sedentários.

 

Por essa razão é muito importante que você a tente prevenir. Os exercícios podem lhe auxiliar, assim como uma alimentação saudável e livre de açúcar.

 

- Obesidade:

Causada pelo sedentarismo, a obesidade pode lhe trazer outros males que podem levar a morte se não for bem tratado.



Figura 2 Photo by AllGo - An App For Plus Size People on Unsplash

Dentre os riscos está a doença cardiovascular, muito comum entre as pessoas obesas. Ela também é um grande agravante para que você desenvolva o quadro de diabetes.

 

Tratar individualmente cada uma dessas doenças é difícil, mas as duas em conjunto é muito pior.

 

Sendo assim, a busca por profissionais qualificados e especializados no tema é mais do que necessário.

 

Para que possa prevenir a obesidade, há apenas um caminho, que é a pratica de exercícios físicos em junção com uma alimentação saudável. Assim, o seu corpo conseguirá a saúde que merece.

 

- Depressão:

Pesquisas comprovam que a falta de exercício pode te levar a depressão.

 

Cuidar bem da aparência e da saúde corporal não será importante somente para o bom funcionamento do organismo, mas também da autoestima.

 

A depressão é, nos dias de hoje, a doença psicológica mais preocupante no mundo, isso não é por acaso, já que o número de suicídios e dos milhares de pedidos de afastamento do trabalho por incapacidade aumentam a cada dia.

 

- Osteoporose:

Quanto menos você se mover, menor será o impacto do seu corpo para o fortalecimento ósseo.

 

Esse tipo de doença pode acontecer com uma drástica redução na densidade dos ossos, o que acaba deixando ele ainda mais fraco e aumentando os riscos de possíveis fraturas.

 

As atividades físicas podem lhe ajudar a prevenir este problema. Mas, caso você já tenha essa doença, praticar exercícios pode se tornar perigoso e por isso buscar por profissionais qualificados é o ideal para encontrar o melhor procedimento para seu caso.

 

- Problemas mentais:


Figura 3 Photo by Sydney Sims on Unsplash

Foi comprovado recentemente, que o sedentarismo também pode causar danos mentais e não somente físicos.

 

As pesquisas comprovaram que o sedentarismo pode afetar a concentração, a memória, além do raciocínio, piorando de maneira considerável com o passar do tempo.

 

- Doenças relacionadas ao coração:

O coração é certamente um dos primeiros a ser prejudicado na sua vida de sedentarismo.

 

Quando o coração não tem o hábito de ser estimulado a trabalhar de maneira intensiva, ele passa então a ficar vulnerável a diversas doenças, assim como as doenças que são criadas pelo próprio corpo e podem chegar ao coração.

 

Dentre as doenças mais comuns que o sedentarismo pode causar ao coração está incluso:

 

·         Acidentes vasculares;

·         Doenças coronarianas;

·         Hipertensão sistêmica das artérias;

 

 

Esses são apenas alguns exemplos de possíveis doenças acarretas aos quais as pessoas sedentárias se expõem.

 

Procure profissionais qualificados

A Obesidade, hipertensão e colesterol podem estar diretamente ligados à falta da atividade física na sua vida.

 

Há diversos outros fatores que podem estar ligados a sua obesidade como arritmia cardíaca e insônia.

 

Para que você possa ter um diagnóstico adequado, você irá precisa buscar por profissionais qualificados que irão lhe dar o auxílio necessário para um tratamento adequado.

 

Procedimentos e cuidados



Figura 4 Photo by Alexander Mils on Unsplash

Depois de buscar por profissionais qualificados você irá precisar combinar uma alimentação saudável e equilibrada com uma prática de exercícios.

 

Não se preocupe que todos esses procedimentos serão indicados por eles, por isso, não inicie suas atividades físicas sem procurar por um profissional qualificado.

 

As indicações normalmente são voltadas a caminhadas diárias de pelo menos 30 minutos. Sempre com uma roupa leve e se hidratando.

 

Conclusão

Depois desse post tenho certeza que você conseguiu compreender o que é o sedentarismo, assim como ele poderá te levar a obesidade.

 

Caso você esteja passando por isso, não deixe de procurar por profissionais qualificados para que eles possam lhe ajudar e apresentar os procedimentos necessários para que possa mudar de vida, hoje mesmo.

 

Se ficou alguma dúvida, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.

 

Grande abraço e até o próximo post.

Imagens


  • Autor: Figura 1 Photo by Mimi Thian on Unsplash