Fundação Indaialense de Cultura nos preparativos da “Primavera Musical”

13/08/2019 16:48:00


Em setembro, Indaial celebrará a chegada da Primavera com uma semana dedicada à música através da troca de conhecimentos entre os interessados dos diversos segmentos musicais. A Fundação Indaialense de Cultura promoverá o evento “Primavera Musical”, de 26 a 29 de setembro.


Entre as atividades já confirmadas e com inscrições abertas estão o Master Class Violino e Viola, a Oficina de Musicalização Infantil para Educadores e o Workshop Guitarra e Produção Musical. Inscrições gratuitas pelo link: http://www.ficindaial.com.br/fundacao/oficinas-primavera-musical/.


Em breve será divulgada a programação completa com as demais atividades.


Master Class Violino e Viola


Data: 28/09

Horário: 9h às 12h e das 14h às 18h

Local: FIC (rua Dr. Blumenau, 5 – Centro)

Professor: Roberto Hübner

Vagas: 50


O professor Roberto Hübner proporcionará o compartilhamento de métodos de performance, aplicando técnicas específicas de mão direita e mão esquerda na solução de problemas próprios à execução musical. Combinação da parte científica (técnica) com a parte artística (músicas) para a otimização da performance musical e a utilização do violino e da viola como meios de comunicação e expressão também fazem parte.


Roberto Hübner integra o quadro de músicos da Camerata Antíqua de Curitiba desde 1985. Graduado em Educação Artística e em Violino, com especialização em Música. Foi um dos fundadores da Orquestra de Câmara de Blumenau, tendo nela atuado de 1981 a 1992. Nesse período gravou com o referido grupo uma dezena de discos e participou de diversas turnês por todo o Brasil, além de Alemanha, Áustria e da então Tchecoslováquia, acompanhando solistas de renome, como Antonio Menezes, Ingrid Haebler, Maurice André, Boris Belkin, Nelson Freire, Arthur Moreira Lima e Jean-Pierre Rampal, dentre tantos outros. Exerce intensa atividade como camerista e é muito requisitado como professor de violino e viola, contando com vários anos de atuação docente em Santa Catarina e no Paraná. Tem como principal objeto de pesquisa a interpretação histórica da música dos séculos XVII e XVIII.


Oficina de Musicalização Infantil para Educadores


Data: 28/09

Horário: 9h às 12h e das 13h às 16h

Local: Auditório Municipal da Secretaria de Educação (rua Leoberto Leal, 191 – Fundos – Tapajós)

Oficinante: Profª Vivian Agnolo Madalozzo – Alecrim Dourado Formação Musical

Vagas: 50


A Oficina de Musicalização Infantil para Educadores abordará temas vinculados ao desenvolvimento musical infantil e às práticas docentes para o aperfeiçoamento de educadores e recreadores na condução das atividades musicais, bem como jogos e brincadeiras musicais adaptáveis para o ambiente da sala de aula, utilizando os diversos recursos do meio escolar.


Vivian Madalozzo é professora de Educação Musical Infantil há 18 anos, docente do curso de Licenciatura em Música, graduada em Música, mestre em Música – Educação Musical, Cognição e Filosofia da Música e doutoranda em Estudos da Criança. Atua na capacitação de professores, bem como pesquisadora, produtora de eventos científicos e publicações na área musical. É sócia-proprietária da Escola Alecrim Dourado Formação Musical, que atua como espaço de instrução, treinamento, orientação pedagógica e educacional, formação musical em diferentes níveis, desde a musicalização infantil até a formação de docentes para a educação musical.


Workshop Guitarra e Produção Musical


Data: 29/09

Horário: 15 h às 18h

Local: FIC (rua Dr. Blumenau, 5 – Centro)

Oficinante: Rafa Schuller – Guitarrista e Produtor

Vagas: 50


Rafa Schuller dividirá seu conhecimento e experiência em um workshop com experimentação prática e bate-papo, que abordará temas relacionados a técnicas para guitarra, leitura musical e interpretação de partituras, importância do estudo na música, carreira e produção musical, banda ou trabalho solo, mercado da música, personalidade musical, entre outros. Ttroca de experiências entre os participantes com experimentação de instrumento, um bate-papo descontraído e a apresentação de Pocket Show com as músicas do trabalho solo do artista também fazem parte da programação.


Rafa é compositor, arranjador, guitarrista, violonista, cantor, entertainer e produtor musical. Graduado no LAMA (Los Angeles Music Academy), onde estudou com grandes nomes da música como Jeff Richman (Henry Mancini), Jean Marc Belkadi, Bill Fowler (Ray Charles), Linda Taylor (Tracy Chapman), Tony Inzalaco (Dexter Gordon, Tom Jobim), Ralph Humphrey ( Frank Zappa), Mike Packer e Joe Bazu (Jennifer Lopes). É colunista e colaborador da maior revista de guitarra do país, a Guitar Player Brasil, e artista respaldado por Fender Musical Instruments Corporation, mais conhecida por Fender, um dos maiores e mais importantes fabricantes de guitarras, amplificadores e contrabaixos norte-americano, e Endorser de marcas como Basso Straps e Lost Dog Guitar. Multiperformático, apresenta-se com as formações musicais em solo (voz e violão); trio (voz/guitarra, contrabaixo, bateria); quarteto (voz/guitarra, piano, contrabaixo, bateria) e Big Band (formação quarteto mais naipe de metais/sopros). Além dos projetos que integra, tem extensa participação em discografias e trabalhos de terceiros.

Fonte: Prefeitura de Indaial

Imagens