Jovem de 17 anos morre por meningite em Brusque

01/08/2019 14:40:00
Conforme a Dive-SC, até terça-feira cinco pessoas morreram por doença meningocócica e outras 28 tiveram a doença.

Um jovem de 17 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (31) em Brusque, no Vale do Itajaí, por meningite bacteriana, conforme a prefeitura do município. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) confirmou o caso.

Segundo boletim da Dive-SC, até terça-feira (30), cinco pessoas tinham morrido por doença meningocócica em Santa Catarina. Ao todo, 28 casos foram confirmados.

O adolescente que morreu estava internado desde domingo (28). A Vigilância Epidemiológica municipal foi informada do paciente na terça-feira (30) e realizou as medidas preventivas conforme o protocolo do Ministério da Saúde, segundo a prefeitura.

Nesta quarta, a Dive-SC também informou que houve outro paciente em Brusque, uma mulher de 40 anos. Ela seguia internada no hospital até a tarde desta quarta.

Somente em Brusque neste ano quatro casos foram notificados. No ano passado, foram 12 ocorrências da doença.

A prefeitura diz que não há risco de epidemia ou surto. Os pacientes não têm relação de parentesco e moram em bairros distantes.

Meningite em SC

Ainda conforme a Dive-SC, a doença meningocócica se manifestou em 20 municípios. A cidade com maior número de casos é Lages, com três ocorrências.

Blumenau, Criciúma, Itajaí, Itapema e São José tiveram dois casos cada. Já Apiúna, Balneário Camboriú, Bombinhas, Fraiburgo, Garopaba, Imbituba, Laguna, Jaraguá do Sul, Navegantes, Palhoça, Porto União, São Francisco do Sul, Tubarão e Turvo tiveram um caso cada.

No mesmo período, cinco pessoas morreram:

·         Mulher de 18 anos em Lages

·         Bebê de 9 meses em Jaraguá do Sul

·         Criança de 12 anos em Imbituba

·         Idosa de 70 anos em São José

·         Homem de 22 anos em Criciúma

Fonte: G1 SC

Imagens