Secretaria de Saúde esclarece população sobre casos de meningite em Indaial

25/07/2019 11:06:00
A Secretaria de Saúde de Indaial informa a população que, nos últimos dias, foi detectado no Hospital Beatriz Ramos três casos suspeitos de meningite que encontram-se em investigação e um confirmado por exames laboratoriais.


Alexandre Dalabrida, secretário da pasta, esclarece que apesar dos casos até o presente momento não há risco de surto da doença no município. “Para caracterizar um surto deve-se considerar a incidência maior do que dez casos/100 mil habitantes (em municípios maiores que 30 mil habitantes) e a ocorrência de pelo menos três casos com cultura positiva para o mesmo sorogrupo”, explica.


Contudo, toda a cautela é importante. “A orientação é de que o Hospital seja procurado prioritariamente nos casos de urgência e emergência, evitando a demanda ambulatorial, para evitar risco de disseminação da doença”, orienta a interventora do HBR, Adriane Ferrari.


Em necessidade de atendimento ambulatorial a população pode procurar atendimento nas unidades de saúde dos bairros, durante o dia, e o Pronto Atendimento do Sais, no bairro Tapajós, com atendimento de segunda a sexta, das 18h às 23h45.


A meningite é um processo inflamatório das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal), o qual pode ser causado por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.


Os sintomas de meningite mais prevalentes são febre alta, vômitos em jato, dor e rigidez da nuca, confusão mental ou comportamental e convulsões. Deve-se procurar atendimento médico imediato em caso de o usuário apresentar esses sintomas. 

Fonte: Prefeitura de Indaial

Imagens