Entenda porque crianças com 5 anos não tem mais período integral em Indaial

03/11/2018 09:48:00
Secretário de educação de Indaial reúne vereadores, ele explica por que foi cortado as vagas de período integral para turma de 5 anos nas unidades de educação Infantil

O Secretário de Educação Jairo Gebien se reuniu com vereadores em Indaial no mês de outubro para explicar aos mesmo o por que dessa nova medida a vigorar no ano de 2019 nas unidades de educação Infantil, todos os vereadores de indaial foram convidados para uma reunião no auditório da secretaria de Educação.


Na oportunidade  se fizeram presentes os vereadores Antonio Carlos Fink, Santo Antônio, Flávio Molinari, Fabio Fritz, Alex Frotscher, Valentim Blasius, José Klock e Bagaio.


Na referida reunião foi apresentado números aos senhores vereadores, a nova medida vai atingir 297 crianças que estão no período Integral e passarão a ser atendidas em meio período, lembrou que a legislação federal manda que os municípios tem a obrigação de fornecer educação Infantil de no mínimo 4 horas por dia, sendo assim, o município estará dentro de lei e cumprindo com suas obrigações.


Jairo colocou aos vereadores na referida data que a fila de espera da educação Infantil esta com 360 crianças aguardando vaga no período de 4 horas, que não é justo ter crianças desfrutando de 8 horas por dia e outras crianças nem 4 horas conseguem.



Hoje a educação infantil de Indaial trabalha com 24 unidades, onde são atendidas um total de 3.784 crianças, sendo 2.160 crianças de 0 a 3 anos e 1.624 crianças de 4 a 5 anos. Jairo também apresentou aos vereadores a evolução na abertura de vagas somente no ano de 2018, foram duas unidades que tiveram ampliações de salas e duas unidades que foram para novas instalações, abrindo com isso mais de 300 vagas.


O secretario frisou que as crianças de 0 a 4 anos conforme a disponibilidade de vagas no período integral, elas continuarão a ser ofertadas aos pais que precisam, a medida já foi adotada na maioria dos municípios do Vale do Itajai. Segundo o secretario, uma unidade no Encano Baixo estará com novas instalações já em 2018, com isso mais vagas serão abertas, e duas novas unidades em construção, Encano Baixo e Warnow, essas são obras do Governo Federal e tem previsão de termino para 2019.


Jairo também alertou aos vereadores sobre denuncias que Pais estariam em casa e deixando os filhos nas unidades em período integral, que oriente as pessoas que sabem de algum fato dessa natureza a denunciar na secretaria de educação, pois isso é crime e a secretaria apura cada caso desses denunciados e toma as providencias cabíveis na lei.


Para encerrar, Jairo Gebien colocou aos vereadores que hoje a educação infantil não é um espaço para deixar as crianças pelo simples fato de ter um lugar para elas ficar durante a jornada de trabalho dos pais, a educação mudou, hoje a educação Infantil é um espaço para desenvolvimento e aprendizado, e esse deve ser adequado e com qualidade.

Imagens