Árvore Literária na Fundação Indaialense de Cultura incentiva hábito da leitura na comunidade

09/10/2018 16:20:00


Como forma de incentivar a leitura na comunidade, a Fundação Indaialense de Cultura montou neste mês a Árvore Literária. Além do espaço físico da Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa, onde a comunidade pode consultar obras, parte do acervo está disponibilizado num local ao ar livre nos galhos da árvore central da FIC.




Durante o mês, de segunda a sexta, das 9h às 17h, os livros poderão ser consultados por todos da comunidade que visitarem o local. Outubro foi o mês escolhido para essa ação, pois é no período que acontecem atividades por todo Brasil em alusão à Biblioteca e ao livro.


Através de pesquisa disseminada pelo Instituto Pró-Livro, em 2015, a respeito dos leitores brasileiros, cerca de 44% da população não possui o hábito de leitura. “Esse dado interfere diretamente quando pensamos em ações que possam auxiliar na mediação livro e leitor”, aponta a bibliotecária da FIC, Luana Samá Costa.


A leitura, de uma maneira geral, se torna uma fonte de desenvolvimento, tanto pessoal como profissional, e também uma colaboração para o entretenimento dos indivíduos. “A prática da leitura possibilita a construção de um senso crítico, viabiliza o avanço do intelecto e nos proporciona sensações, gostos e cheiros, nos faz viajar sem sair do lugar. Esperamos que os munícipes gostem da ideia e venham mergulhar nas ondas do entretenimento que os livros proporcionam”, comenta entusiasmada abibliotecária.


Em conjunto a essa ação, a FIC seguirá com a mediação de leitura por meio da Biblioteca Móvel, uma extensão da Biblioteca Pública Municipal.


Confira a programação até o momento:


18/10 - 8h às 19h, na Prefeitura: Encontro Literário

19/10 - 8h às 20h, na Prefeitura: Encontro Literário

20/10 - 8h às 12h, na Prefeitura: Encontro Literário

21/10 – 13h às 18h, no Município de Luiz Alves (9° Ação Social - empresa Rovitex)

24 e 31/10 e 07 e 14/11 – 10h às 14h, na Rodoviária de Indaial (Ação de mediação de leitura)

Fonte: Prefeitura de Indaial

Imagens