Patinação Artística completa 25 anos em Indaial

30/08/2018 16:45:00

No último domingo, 26 de agosto de 2018, a Acap (Associação Companhia Artística de Patinação)/FME (Fundação Municipal de Esportes) Indaial completou 25 anos de fundação. São mais de duas décadas presente no município, e ao longo de todos esses anos muita história já foi escrita por aqueles que passaram pela Companhia.




No princípio surgiu como uma atividade que integrava os cursos da Fundação Indaialense de Cultura (FIC) numa opção de lazer aos munícipes. Já nos primeiros anos a equipe realizava shows, apresentações e participações diversas em eventos do município e região.


Em 2001, o técnico Maurício Luís Nascimento assumiu a direção técnica da equipe. Nesse momento a Acap se lançou no cenário esportivo da patinação artística, participando pela primeira vez de competições estaduais. Em poucos anos, atletas indaialenses já competiam e conquistavam títulos em competições nacionais. A partir de 2009 aconteceram as primeiras convocações para a seleção brasileira de patinação artística.


Hoje, em 2018, a equipe tem quatro atletas convocados para o Campeonato Pan-Americano de Patinação Artística, e dentre eles o único atleta catarinense a ser convocado para o Campeonato Mundial de Patinação Artística por cinco anos consecutivos. A cidade de Indaial já é reconhecida como um modelo singular em abrangência nacional quando se fala em patinação artística sobre rodas.


Outro marco que destaca Indaial no cenário da modalidade foi a inserção como modalidade de apresentação no Jasc (Jogos Abertos de Santa Catarina) 2004, edição realizada em parceria entre as cidade de Indaial, Timbó e Pomerode.


Desde 2011, com uma característica cada vez mais esportiva, a patinação artística passou a integrar as atividades da FME Indaial, que atua como principal apoio da modalidade no município. Também desde 2011 a coordenação técnica da equipe é de Felipe Gonzaga Cavalcanti e a associação de pais e alunos é dirigida por David Luiz dos Santos.


Os números da equipe não param de crescer. Ao fim de 2017 a equipe contava com mais de 120 alunos matriculados e praticantes da modalidade. Atualmente, ainda no segundo semestre de 2018, são mais de 170 alunos matriculados. É uma expressão numérica, que vai ao encontro de um dos princípios da equipe: o fomento e a difusão da patinação artística como prática esportiva reconhecida no município, estado e país.

Fonte: Prefeitura de Indaial/FME

Imagens