Demuttin premia vencedores do Concurso Cultural Educação para o Trânsito

28/09/2023 16:02:00




Nessa segunda (25), no Salão Nobre da Prefeitura, a Secretaria de Planejamento, através do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Indaial (Demuttin), promoveu, com apoio da Secretaria de Educação, a premiação do Concurso Cultural Educação para o Trânsito com o tema “No trânsito, escolha a vida”.


Participaram da cerimônia os secretários de Planejamento, Fabiano dos Santos, e de Educação, Márcio Moisés Selhorst; vereadores; o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar de Indaial, Mário Elias; a diretora de Trânsito, Sheila Daiana Almeida; a coordenadora comercial na CDL, Daiane Claudia de Oliveira; servidores públicos; representantes das escolas participantes do Concurso Cultural: direção, professores, pais e alunos.


A atividade, alusiva à Semana Nacional de Trânsito, foi realizada nas escolas da rede municipal, estadual e particular de Indaial com o objetivo de promover a educação para o trânsito no meio escolar e no seu convívio diário, despertando nos estudantes o interesse pelo tema e sua conscientização.




O Concurso esteve dividido em três categorias: I – Desenho: para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental; II – Frase: para estudantes do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental; e III – Poema: para alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.





Nove instituições de ensino participaram. Cada escola selecionou três trabalhos por categoria e por turmas para posterior julgamento. Os trabalhos recebidos foram avaliados no dia 21 de setembro por uma Comissão Julgadora formada pelo cabo do 32º BPM de Indaial, Diogo Cristiano Pinto; pela coordenadora comercial da CDL de Indaial, Daiane Oliveira; e pelo presidente da Câmara Municipal de Indaial, Jonas Lima.


A Comissão classificou nove trabalhos para avaliação final, resultando na seleção de um trabalho principal para cada categoria. Como forma de agradecimento pelo excelente desempenho na atividade proposta, a org


nização do Concurso concedeu aos seis alunos um Certificado de Participação.


Na categoria I, o vencedor do Desenho foi Fernando dos Santos Verom, da EBM Professora Maria Helena Trentini Machado.




Já na categoria II, Enzo Possamai, do Colégio Municipal de Indaial, foi o vencedor da Frase.




Quem ganhou na categoria III com o melhor Poema foi a aluna Camila Hansen, da EB Mulde Baixa.




Os ganhadores receberam uma bicicleta aro 20 (categoria I), uma bicicleta aro 24 (categoria II) e uma bicicleta aro 29 (categoria III). Todas elas são equipadas com o kit de segurança, contendo: espelhos, buzina, refletores traseiros e capacete. Além disso, das escolas finalistas também foi sorteada uma caixa de som amplificada para uso da instituição de ensino. Quem ganhou foi a EBM Professora Maria Helena Trentini Machado.


“Um trânsito mais seguro depende de todos nós. O poder público tem o papel de fiscalizar e promover ações que fomentem a educação no trânsito, principalmente no meio escolar, para que nossos estudantes sejam pedestres, ciclistas e motoristas conscientes de seu papel”, destaca a diretora de Trânsito, Sheila Almeida.

Fonte: Graciely Guesser Ramos /Jornalista Coordenadoria de Comunicação /Prefeitura Municipal de Indaial

Imagens


  • Autor: PMI/Divulgação